Espaço delas

Mirelly

| 24 de junho de 2021

Mirelly Priscila de Santos Sá,15, é uma adolescente comunicativa, que adora fazer amizades tanto quanto estudar. Está sempre por dentro do que acontece em sua comunidade, o Alto do Pascoal, bairro da zona norte do Recife.   Ela topou ser a primeira menina a ocupar o ESPAÇO DELAS, seção do afrontosas. Chega com sua história, referências e saberes somando e amplificando sua voz junto com Paula Ferreira,  Ativista da Educação do  Fundo Mala, pedagoga e moradora da Bomba do Hemetério, comunidade vizinha ao Alto do Pascoal.

A história de vida de Mirelly é marcada pela convivência com a cultura popular desde cedo, trazida por sua família, e a menina a compreende como  parte significativa de sua existência. Ela integra o brincante “Boi Malabá”, folguedo criado em 1987 por Renilson Siqueira de Barros, o mestre Caboco, avô de Mirelly. O “Boi Malabá” é um referencial importante na cultura popular pernambucana, tendo alcançado várias gerações e territórios do Recife e região metropolitana através de suas apresentações, o folguedo tem uma contribuição fundamental para a memória e engajamento  a cerca dos saberes populares. Mirelly exerce o papel de  puxante no Boi, função que desempenha com responsabilidade, alegria e muito afeto, visíveis nas imagens fotográficas das apresentações  que guarda em seu álbum de família.

Mirelly é estudante da rede pública de ensino e está sempre atenta às questões de gênero  presentes na educação, uma delas, a desigualdade de gênero no ambiente  escolar é pontuada por ela: “Sofremos muitos preconceitos porque nós, meninas, muitas vezes não podemos jogar bola, tocar alfaia (instrumento musical percussivo), e até mesmo nos vestir do jeito que queremos”.  

Como menina negra, Mirelly destaca que há momentos em que sente o quanto é difícil lidar com o racismo, inclusive na escola: “Chamam a gente de macaca, falam de nossa cor, de nossos  cabelos, de nossas vestes”. Mas coloca em contraponto um elemento de força importante no enfrentamento ao racismo seja dentro ou fora da escola, um ensinamento que veio de sua mãe, Sandra Cristina Sá de Barros. Quer saber que elemento é esse? Então dá o play e saiba mais sobre o que pensa essa menina de ideias potentes. 

Share This