Territorialidade espelhando políticas públicas

Produzir conhecimento e incidir em políticas públicas que enfrentem desigualdades de gênero no espaço escolar ouvindo atentamente meninas cisgênero e transgênero. Esta é a base da pesquisa a ser realizada pelo projeto Na Trilha da Educação. Gênero e Políticas Públicas para Meninas. 

Construção que nasce e se realiza a partir da compreensão de que elas são sujeitas de direito e sujeitas políticas essenciais para indicar e visibilizar o que as oprime, a pesquisa traz para o foco algumas questões: como as desigualdades de gênero se manifestam, como são percebidas no espaço escolar por cada menina? Quanto afeta o acesso, a permanência e a qualidade da sua educação e vivência escolar? Quanto, portanto, impede ou compromete a garantia dos 12 anos de educação básica aos quais todas as crianças e adolescentes deveriam ter assegurados?

A pesquisa considera e coloca em primeiro plano o enfrentamento ao racismo, a discriminação por orientação sexual e identidades de gênero.

Observando diversas realidades sócio-políticas, territoriais, étnicas, raciais e educacionais, serão ouvidas prioritariamente meninas dos 12 aos 14 anos, estudantes dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas municipais do Recife, Igarassu e Camaragibe. Também serão ouvidas meninas que abandonaram os estudos, profissionais das escolas e representantes de Conselhos Escolares.

Possível a partir da articulação com gestões municipais, sobretudo por meio das suas Secretarias de Educação e redes de ensino, a pesquisa, que será realizada em 9 escolas – 2 em Camaragibe; 3 em Igarassu; 4 no Recife – também considera e coloca em primeiro plano o enfrentamento ao racismo, a discriminação por orientação sexual e identidades de gênero.

Ao longo da sua realização e uma vez publicado, pretende-se que o estudo seja importante ferramenta para que as Secretarias Municipais de Educação estabeleçam modelos mais lógicos, referenciados e estratégicos de intervenção diante do problema.

Além da pesquisa, o projeto Na Trilha da Educação. Gênero e Políticas Públicas para Meninas, abarcado no programa Direitos da Criança e do Adolescente – DCA, desenvolve uma série de atividades que articulam rede de atores políticos do sistema de garantia de direitos, legislativos, conselhos de educação, coletivos de base comunitária e diversos segmentos da comunicação.

Mapa com destaque para Camaragibe, Igarassu e Recife
Share This