Rolezinho

Sabedoria Kariri no Histórias de Caboclas

| 2 de fevereiro de 2024
Foto: Reprodução / Instagram. Texto por Luana Farias

Ouvir “Histórias de Caboclas” é como testemunhar uma conversa entre parentes na calçada de casa. Com contação de histórias, entrevistas e diário de impressões, o podcast apresenta narrativas originárias do povo Kariri, localizados no Ceará.

As conversas são mediadas pela indígena kariú kariri, jornalista e fundadora da Escola Livre de Ancestralidades Kariri, Raquel Kariri, pelo indígena kariri poeta e co-fundador do Grupo Urucongo de Artes, Manoel Leandro e pelo indígena kariri músico, pedagogo e mestre em educação Jean Alex. Numa partilha com os convidados, Histórias de Caboclas é um convite a uma aproximação da cultura, história, intelectualidade e vida no território indígena da Chapada do Araripe.

Nos episódios já gravados, os entrevistadores apresentaram seu povo, pontuando a proposta do programa. Em conversa com a musicista, atriz e educadora, Ana Floresta e a musicista, brincante e produtora Jéssica Kariri, no episódio “A mão que toca o tambor é feminina”, contam sobre a relação artística nativa com a ancestralidade e o território, sobre o apagamento das mulheres nativas, além de relatarem barreiras ainda existentes para autodeclaração indígena no IBGE, especialmente para indígenas em retomada. No episódio “Diáspora indígena”, o podcast entrevista Souto Mc, cantora e compositora Kariú Kariri, numa conversa sobre a saída em massa de famílias indígenas dos territórios ancestrais em direção ao Sudeste.

O “Histórias de Caboclas” integra a Escola Livre de Ancestralidades Kariri (@ancestralidadeskariri ) e é apoiado pelo podcast Não Inviabilize (@naoinviabilize ).

A Escola Livre de Ancestralidades Kariri é um espaço de vivência e partilha de saberes ancestrais do povo Kariri e Kariú, que atua através da incidência política, formação e pesquisa. Num processo de retomada cultural, territorial e conexão com a memória dos mais velhos das comunidades, a Escola fortalece a troca de saberes entre as gerações como uma forma de manifestar a força da continuidade e resistência cultural dos povos.

Para conhecer e acompanhar o podcast, acesse no Spotify: Histórias de Caboclas

Conheça a Escola Livre de Ancestralidades Kariri. No Instagram: @ancestralidadeskariri

Share This