Rolezinho

Regidos/as por Oxum

| 24 de novembro de 2022

Fruto da propagação dos ensinamentos ancestrais e da luta da comunidade negra, o Afoxé Oxum Pandá foi fundado em 1995, pelo babalorixá Genivaldo Barbosa, que era integrante do Alafin Oyó. A entidade cultural leva a patrona Oxum Pandá no nome e quer dizer: divindade guerreira da beleza, riqueza e amor. Atualmente, sua sede fica no Abassá da Oxum, no bairro do Barro, Zona Oeste do Recife. 

Desde sua origem, o grupo firma a luta pela afirmação e visibilidade da cultura negra nas comunidades. Considerado um dos precursores dos movimentos políticos surgidos entre as décadas de 80 e 90 na cena cultural do Recife e Olinda, o Afoxé Oxum Pandá é um dos fundadores e atuantes da União de Afoxés de Pernambuco (UAPE). 

Trazendo vozes que são referências na música e no meio religioso da cidade, a efervescência musical da entidade cultural se destaca e tem notoriedade em CDs. Estão entre as produções de destaque os CDs “Não há silêncio”, “Brilho do Sol” e “Deusa da beleza”. O primeiro clipe foi o “Céu da África”, lançado em 2019. Já em 2021, em homenagem ao Babalorixá Genivaldo Barbosa, lançou o clipe “Deusa da Beleza”. 

Confira as produções e conheça mais o Afoxé Oxum Pandá:

m –

Share This