
Em setembro de 2024, o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social, Cendhec, promoveu uma atividade com meninas de 12 a 14 anos do ensino fundamental II da escola pública Evangelina Delgado de Albuquerque, em Três Ladeiras, distrito em área rural de Igarassu. Com o intuito de debater o racismo sob uma perspectiva de gênero e juventude, buscou-se criar um espaço seguro para que as jovens pudessem refletir sobre suas experiências e expressar novas narrativas, dessa vez sob uma concepção antirracista.
Durante a atividade, as meninas foram estimuladas a compartilhar histórias que testemunharam ou viram nas redes soaciais e outras mídias, relacionadas ao racismo e suas interseccionalidades. A metodologia proposta, através da pirâmide social, proporcionou reflexões sobre o processo sócio histórico de construção da sociedade brasileira, promovendo um diálogo aberto, onde as participantes pudessem se sentir à vontade para expor suas ideias e sentimentos, contribuindo para um novo cenário de conhecimento.
O resultado dessa experiência foi a produção desta publicação ilustrada, de autoria das estudantes, que utilizaram colagens, desenhos e textos para recontar histórias reais de pessoas vítimas do racismo no Brasil. Essas histórias foram coletadas a partir de textos da imprensa brasileira, mas reinterpretadas pelas meninas, trazendo uma nova perspectiva antirracial. A publicação não apenas documenta suas vozes, mas também busca sensibilizar a comunidade sobre a importância do enfrentamento às violências, especialmente entre as juventudes.
A ação visou fortalecer a autoestima e a capacidade de expressão e sensibilidade das participantes, reforçando um senso de pertencimento e solidariedade entre elas. Ao compartilhar suas criações, essas jovens reforçam suas identidades enquanto agentes de mudança, sendo o que naturalmente são: sujeitas de direitos que contribuem para um diálogo amplo acerca da desigualdade racial e a necessidade da ampliação e participação de diversas vozes na construção de políticas afirmativas.
Confira a publicação abaixo:

