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Cendhec recebe voto de aplauso da Câmara dos Vereadores por pesquisa sobre desigualdades de gênero

| 12 de dezembro de 2022
Pesquisa foi realizada pelo Centro Dom Helder Camara em parceria com o Fundo Malala

A relevância da pesquisa sobre os impactos das desigualdades de gênero na vida de estudantes de escolas públicas, realizada pelo Centro Dom Helder Camara, por meio projeto Na Trilha da Educação, recebeu o reconhecimento da Câmara dos Vereadores do Recife. O pedido de voto de aplauso foi feito pela vereadora e deputada estadual eleita em 2022, Dani Portela (Psol) por considerar que o levantamento “traz à tona uma série de questões que revelam problemas e desigualdades entre meninos e meninas”. A pesquisa, que contou com o apoio do Fundo Malala, foi realizada em oito escolas da rede pública de ensino do Recife, Camaragibe e Igarassu.

“Compreendemos que a escola é o ambiente de socialização e também de construção de relações solidárias, de conviver com as diferenças, de construção de conhecimentos, de relações, de direito das crianças e adolescentes. Para que isso aconteça, é fundamental, como foi colocado durante o referido Seminário, que haja diálogo e, sobretudo, escuta das e dos estudantes”, discorre a parlamentar no requerimento de justificativa. 

Para a vereadora, é necessário que a sociedade reivindique uma educação antirracista, antiLGBTQIfóbica, anticapacitista, antipatriarcal, que paute a temática de abusos sexuais. “Não é possível que a escola seja mais um ambiente de reprodução de desigualdades e opressões. É inadmissível que seja um lugar de discriminações, seja pela orientação sexual, identidade de gênero, deficiência, dentre tantas diferenças. É preciso que se aprenda a viver em sociedade com toda a diversidade de pluralidade de sujeitos”, pontuou.

Na justificativa, Dani Portela citou Paulo Freire, que atuou na defesa de uma educação libertária e libertadora, que combate o autoritarismo. Neste contexto, a parlamentar acredita que a pesquisa oferece elementos que ajudem à formulação de políticas públicas que promovam o enfrentamento às opressões e promovam equidade de gênero, além de servir referencial para o trabalho de educadores, educadoras gestores e gestoras toda a comunidade escolar.

“É um instrumento importante para quem está envolvido no planejamento e na execução de políticas públicas, sobretudo, porque foram entregues pelo Cendhec e as alunas uma série de recomendações para as secretarias de educação a partir do que tem sido visto no projeto”, afirmou. Confira o requerimento completo AQUI

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