O Índice Out of the Shadows (OOSI, na sigla em inglês) desenvolvido pela Economist Impact, compara como 60 países (lar de aproximadamente 85% da população infantil global) estão prevenindo e respondendo à exploração e abuso sexual infantil (EASI).
Esta publicação, um informativo regional, em específico , trata da América Latina e Caribe a partir de nove países: Argentina, Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela; México, Guatemala e El Salvador; e Jamaica, sob dois pilares: PREVENÇÃO ( legislação de proteção; políticas e programas e capacidade e compromisso nacionais ) da exploração e abuso sexual infantil e RESPOSTA (serviços de apoio e recuperação e processo de justiça).
A região é líder em termos de resposta à exploração e abuso sexual infantil (EASI), com uma pontuação geral de 61,4% nos indicadores cumulativos relevantes e acima da média global de 56,2%. No entanto, em relação ao pilar prevenção, a pontuação da região é menos eficaz apresentando 49% no geral, estando ligeiramente abaixo da média global de 50,2% nesse conjunto de indicadores.