Rolezinho

Os dez anos da Lei de Cotas em publicação

| 26 de outubro de 2023

Demarcando  uma década da Lei 12.711/12, a Lei de Cotas, resultado de anos de luta do movimento negro, foi lançado recentemente o  livro “Vidas Inteiras – 10 Anos da Lei de Cotas” pela Crivo Editorial. Os autores são três jornalistas negros: Márcia Maria Cruz, Gabriel Araújo e Vinicius Luiz.

A lei determina que metade das vagas em universidades públicas e institutos federais de ensino superior sejam reservadas para estudantes de escolas públicas, negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência. Essa norma impactou a vida destes estudantes brasileiros, conforme dados do IBGE, que agora compõem mais de 50% das matrículas no ensino superior em instituições federais.

A publicação apresenta narrativas de pessoas negras de diversas regiões do Brasil, que compartilham suas experiências e testemunhos das mudanças ocorridas desde a implementação da norma em 2013. Os autores traçam um caminho que abrange desde o fim da escravidão até os impactos resultantes da adoção da lei.

Além de histórias individuais, os autores também destacam as inúmeras batalhas no parlamento e nas unidades de ensino superior públicas em prol de políticas de reparação para a comunidade negra, com figuras notáveis como Abdias Nascimento, Benedita da Silva, Zélia Amador e Carlos Alberto Oliveira dos Santos, conhecido como Caó.

Share This