Inscrições seguem abertas até esta sexta-feira (16)

Foto: Hannah Carvalho/Divulgação
Acontece, entre os dias 24 e 25 de janeiro, o “Nós Gira”, oficina gratuita de fotografia audiovisual voltada para mulheres negras, pardas e indígenas da Região Metropolitana do Recife (RMR). A iniciativa abre portas para que jovens mulheres aprendam sobre um setor em constante crescimento no Brasil, bem como busca democratizar os campos do cinema e da fotografia, ainda reduzidos a poucos perfis.
A oficina será facilitada por Luara Olívia, cineasta e diretora de fotografia. A realização soma 12h de atividades na área da fotografia do audiovisual para 20 mulheres. Durante os dois dias, as aulas vão das 9h às 16h, com almoço incluso, e são formadas por atividades teóricas e práticas.

Foto: Cacaio/Divulgação
Fazem parte da formação conteúdos a respeito dos fundamentos de câmera e luz, composição, linguagem visual, narrativas visuais e dinâmica de set, conhecimentos estes transmitidos por meio de rodas de conversa e experimentação com os equipamentos fotográficos.
Mulheres negras, pardas ou indígenas interessadas em participar devem ter entre 18 e 29 anos e residentes da RMR. Não é preciso levar equipamento algum, o espaço irá disponibilizar todas as ferramentas necessárias. As atividades acontecem no Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida, localizado na Rua do Bom Jesus, 147, Bairro do Recife, região central da capital pernambucana.
O Nós Gira conta com as parcerias do Centro Marta Almeida e do Nós Cria, coletivo de fotografia idealizado por Domar e Marlon Diego, que atua no incentivo à criação audiovisual em territórios periféricos. A iniciativa foi criada em 2024 como Oficina de Criação de Imagens Periféricas; atualmente, sua atividade é dedicada ao incentivo à criação audiovisual em regiões periféricas, bem como a fortalecer o protagonismo destes territórios na produção e registro de suas próprias narrativas.
A oficina inclui certificado de participação e ajuda de custo referente ao transporte, desde que a presença nos encontros seja de 100%. As inscrições seguem abertas até esta sexta-feira (16) e podem ser feitas de forma gratuita por meio do link: https://forms.gle/Vx7fDR8ndvFbTru1A .

