Nossa Voz

Literatura desbravadora: conheça as escritoras aguasbelenses

| 13 de abril de 2023
Arte: Alcione Ferreira/Cendhec

A literatura nos move e impulsiona a refletir sobre pensamentos, emoções e sentimentos. Apesar do tema ter ganhado mais visibilidade, ainda permanece, muitas vezes, como sonho que não sai do papel. Afinal, não é fácil escrever, produzir e publicar um livro.

A tarefa se torna ainda mais árdua quando se é mulher, levando em conta todas as desigualdades às quais somos submetidas. Até maio de 2022, o número de publicações escritas por mulheres chegava a quase 45%, segundo a plataforma Clube de Autores. O que significa dizer que mesmo diante dos avanços, a equidade literária continua sendo mais um objetivo a ser alcançado.

Mas, felizmente, já podemos comemorar um pequeno avanço: ocupamos mais espaço para publicações de livros, de acordo com informações da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Para celebrar o início dessa mudança, o portal Afrontosas, plataforma do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social, o Cendhec, que trata de gênero e educação, foi até o interior do agreste pernambucano, mais precisamente até o município de Águas Belas.

O portal Afrontosas conheceu e conversou com as escritoras Cida Quelé, Lourdinha Melo, Rosyelly Araújo e Valdemira Albuquerque, além de visitar a Academia Aguasbelenses de Letras – AABL . É a oportunidade de conhecermos suas histórias, livros e sonhos. Então, separa o fone e dá o play no podcast abaixo:

Entrevistas e roteiro: Maria Clara Monteiro/Cendhec

Edição de áudio: Mariana Moraes/Cendhec

Arte e edição final: Alcione Ferreira/Cendhec

Share This