Mostra gratuita segue até 23 de novembro na Caixa Cultural Recife

Texto: Camila Deschamps
Fotos: Google Fotos/Reprodução (1,2); Redes Sociais/Reprodução (3-5)
Está em atividade, na Caixa Cultural Recife, a Exposição PEBA – Celebração das Matas e Quilombos. A mostra apresenta conteúdos em variados formatos, produzidos por artistas de Pernambuco e da Bahia, que transmitem as expressões culturais e a força dos povos originários e quilombolas.
A iniciativa reúne 37 materiais impressos e 59 virtuais de 59 fotógrafos pernambucanos e baianos, que são exibidos ininterruptamente em uma TV instalada no espaço. Além das fotografias, a exposição conta com peças de artesanato, confeccionadas por integrantes de comunidades indígenas e quilombolas.
A Exposição PEBA presta homenagens a artistas de Pernambuco e da Bahia, simbólicos na manutenção da cultura de povos originários e quilombolas. Em sua terceira edição, o evento prestigia a Mestra Artesã pernambucana Luiza dos Tatus (in memoriam) aos fotógrafos baianos Adenor Gondim e Iêda Marques. Saiba mais sobre os trabalhos realizados por cada um deles:

- A Mestra Luiza dos Tatus (1959-2023) foi uma das maiores artesãs do barro de Pernambuco. Nascida em Belo Jardim, município no Agreste do estado, a artista começou a manusear o material ainda quando criança e se tornou referência por suas esculturas em formato de animais da fauna regional, como lagartos, iguanas e tatus. As mais de cinco décadas de artesanato de Luiza (@luizadostatus) foram reconhecidas: em 2020, recebeu o título de Mestra Artesã e, em 2021, o de Memória Viva de Belo Jardim. Em 2023, foi a primeira colocada no Prêmio Pernambuco de Artesanato.

- O fotógrafo documentarista Adenor Gondim (1950) nasceu no município de Ruy Barbosa, na Bahia, e se inspirou na religiosidade popular da região para traçar seu padrão artístico. O artista se tornou referência na fotografia que se debruça no sincretismo religioso de seu estado. Com cerca de 40 anos de produções voltadas para as manifestações da fé, materiais de Adenor (@adenor_gondim ) são expostos em diversos países além do Brasil, como Espanha, França e Estados Unidos.

A fotógrafa Iêda Marques (1953) é natural de Boninal, na Bahia, e também atua como ativista comunitária em sua região, além de tocar projetos voltados para a educação e meio ambiente. Iêda (@ieda8marques8 ) busca documentar o cotidiano da caatinga e do cerrado por meio dos retratos ambientais e socioculturais e já teve diversos de seus trabalhos expostos em mostras no Brasil e no exterior.
A mostra é concebida pelo fotógrafo Sérgio Figueiredo e pela arte educadora Williany Amaral, com projeto expográfico de Júlia Filizola.
A exposição PEBA (@projetopeba ) segue em exibição até 23 de novembro na galeria 2 da Caixa Cultural Recife (@caixaculturalrecife ). O espaço está situado na Avenida Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife. A visitação é gratuita e acontece de terça a sábado, das 10h às 20h e, aos domingos e feriados, das 10h às 18h. Para outras informações, é possível entrar em contato com o local pelo número (81) 3425-1915. Outras informações podem ser encontradas no site da Caixa Cultural Recife.

