Rolezinho

Exposição “ORIXAMBÁ” revela registros do Terreiro Xambá, em Olinda, que completa 95 anos

| 14 de novembro de 2025

Mostra fotográfica de Paulinho Filizola segue no Maspe, em Olinda, até 1º de dezembro

Texto: Camila Deschamps

Foto: Google Fotos/Reprodução

Está em cartaz, no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), a exposição “ORIXAMBÁ”, do fotógrafo Paulinho Filizola (@paulinho_filizola ). A montagem é realizada em prestígio aos 95 anos do Terreiro Xambá (@terreiroxamba ), situado em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e expõe registros feitos ao longo dos 23 anos de relação com o espaço, considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Com curadoria do antropólogo Raul Lody e texto crítico do escritor Ronaldo Correia de Brito, a mostra revela a devoção e a beleza dos ritos e dos orixás pelas lentes do fotógrafo e filho de santo da casa, Paulinho Filizola.

A montagem se faz ainda mais pertinente no mês da Consciência Negra, dado seu caráter de homenagem e tradição. O espaço sagrado prestigiado pela exposição, o Terreiro Xambá, foi fundado por Maria Oiá em 1930, e funcionava na Rua da Mangueira, no bairro de Campo Grande, no Recife. Atualmente, a casa é liderada pelo babalorixá Pai Ivo de Xambá (@ivodexamba ).

Os interessados encontram “ORIXAMBÁ” no térreo do Maspe, localizado na Rua Bpo. Coutinho, 726, Alto da Sé, em Olinda. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h, até o dia 1º de dezembro. As entradas custam R$ 5; crianças de até 12 anos e idosos acima de 60 têm gratuidade. Outras informações podem ser encontradas na página do museu no Instagram, @museuartesacrape .

Share This