
Texto e imagens: Camila Deschamps
A exposição “Entre Continentes: Olhares sobre Arte e Africanidades”, está disposta no Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro (Muafro, @muafrope ), um espaço de fomento à cultura africana e afro-brasileira, situado no coração do Recife. A montagem, alocada permanentemente no local, apresenta 44 peças vindas de várias regiões da África Ocidental e Central, além da África do Sul e de países da Ásia, como Indonésia e Índia.
Entre as máscaras, esculturas e painéis exibidos, o visitante conhece e explora culturas de diferentes povos de África e ramos de sua descendência pelo mundo. Os itens fazem parte da coleção de Rolando Toro (1924-2010), antropólogo chileno e criador da Biodanza, “um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da vida”.

A mostra, sob curadoria de Cícera Rosa e Jorge Luiz dos Santos, proporciona o contato com diferentes manifestações culturais de África e de origem africana e garante mais um espaço fixo para a difusão de vivência e cultura afro-diaspórica na capital pernambucana. Outras salas do prédio do museu recebem eventos, oficinas e outras atividades culturais.

Interessados podem visitar a exposição de quarta a domingo, das 13h às 17h. O Muafro está localizado na Rua Mariz e Barros, 328, no Bairro do Recife. A entrada inteira custa R$ 10 e a meia-entrada, R$ 5.

