Rolezinho

Direitos Humanos em pauta

| 14 de junho de 2022

O programa TV Direitos Humanos (TVDH), com mais de dez anos de existência, é uma realização da Catedral Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara. Seu objetivo é debater temas sensíveis aos direitos humanos, muitas vezes ignorados e invisibilizados pela grande mídia tradicional.

Produzido pelos estudantes de Jornalismo do Projeto de Extensão EducomDH – Escola de Educomunicação e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), também tem parceria com a Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação, e segue a lógica televisiva que conta com apresentador, convidados e repórteres.

Nas quartas-feiras, o grupo se reúne para gravação do programa, que tem um tema diferente a cada semana. Os estudantes são os próprios repórteres e produtores, o que proporciona uma experiência prática do curso, ainda na graduação.

Andrea Trigueiro, jornalista, professora do curso de Jornalismo da Unicap,  coordenadora da EducomDH e diretora do TVDH, explica a importância do projeto. “Ele permite que os estudantes entrem em contato com essa perspectiva dos direitos humanos e, ao mesmo tempo, exercitem as práticas jornalísticas ligadas às redes sociais e ao telejornalismo. É um programa que, primeiro, contribui para formar os futuros jornalistas de uma maneira mais comprometida socialmente; ao tempo em que se preocupa com a educação em direitos humanos da sociedade como um todo”, conta.

O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) também integra, neste ano, o programa. A parceria visa a aproximação do centro de defesa com a teoria debatida nos encontros, como explica Manoel Moraes, presidente do conselho do Cendhec e coordenador da Cátedra Unesco/Unicap de Dom Helder Camara. “O trabalho de 32 anos do Cendhec vem ampliar e qualificar os conteúdos. Essa união é fundamental, porque ganhamos o reforço das jornalistas que já atuam no campo dos direitos humanos, dominam a prática do dia a dia, e trazem essa dimensão militante, aliada à pesquisa. A ideia do TVDH é ser esse espaço alternativo dentro da TV pública”, reforça.

Juliana Accioly, advogada popular e coordenadora do projeto Teia de Proteção do Programa Direitos da Criança e do Adolescente do Cendhec, participou do episódio sobre “Juventudes e Direitos Humanos”, gravado em dezembro de 2021.

Para conferir, acesse: https://youtu.be/U5zW657kQwg

Atualmente, o programa é disponibilizado no YouTube da Cátedra e reprisado na TV Pernambuco, aos sábados, e na TV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Para conhecer mais, chega junto no Instagram: https://www.instagram.com/programatvdh.unicap/

Share This