Rolezinho

Da ponte pra cá

| 27 de junho de 2022

As jovens Giovanna, Thamires, Julia e Kauanny, moradoras das regiões do Grajaú e Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo, conversam sobre quais são os principais desafios de viver na periferia no podcast “Da ponte pra Cá”. O programa integra o projeto Geração que Move, idealizado pelo UNICEF e Fundação Abertis e desenvolvido com a parceria técnica da Viração Educomunicação.

No primeiro episódio, as jovens  conversam um pouco sobre a origem da cidade de São Paulo, a urbanização e as desigualdades de viver no centro e nas periferias. As comunicadoras populares participaram de oficinas educomunicativas antes de produzir o programa que representa um desdobramento da ação da Unicef, que criou o Geração que move para discutir os desafios, impactos e discriminações que adolescentes e jovens das periferias enfrentam em relação ao acesso a direitos previstos no Estatuto da Juventude e Estatuto da Criança e do Adolescente, com foco nas questões vinculadas ao direito à cidade.

Ao longo de 9 episódios, que estão disponíveis no Spotify, as apresentadoras falam sobre o direito à cidade na prática e conversam sobre como a negação desse direito pode impactar a qualidade de vida das pessoas. “Sempre a gente tem que se deslocar do lugar onde a gente mora pra região central, e nesse corre a gente nem sempre tem tempo de se alimentar direito, de respirar, e isso implica muito no nosso desenvolvimento”, observa Júlia na primeira edição do programa. 

Share This