Notícias

Cendhec recebe consultora do Fundo Malala

| 28 de julho de 2022
Manuela Donato se reuniu com a equipe do projeto “Na Trilha da Educação. Gênero e políticas públicas para meninas”

Texto: Mariana Moraes

Profissionais do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social receberam, na última terça-feira (26), Manuela Donato, consultora de projetos do Fundo Malala no Brasil. A instituição, que leva o nome da ativista paquistanesa, atua em oito países e apoia 53 organizações. Entre elas está o Cendhec, que executa o projeto “Na Trilha da Educação. Gênero e Políticas Públicas para meninas”.

“Para o Fundo Malala, é fundamental apoiar o trabalho de organizações e ativistas que contribuam para identificar e superar as barreiras que dificultam ou impedem o acesso de meninas a uma educação transformadora”, comenta a consultora.

A iniciativa, viabilizada pelo centro de defesa, com apoio do Fundo desde abril de 2020, compreende meninas como sujeitos políticos e de direitos e faz da escuta das suas vozes o principal elemento para influenciar políticas públicas que enfrentem as desigualdades de gênero, raça e classe social no ambiente escolar nas redes públicas municipais de ensino das cidades de Igarassu, Recife e Camaragibe.

“Importante esse primeiro diálogo presencial, no qual combinamos encaminhamentos para os próximos meses do projeto, na perspectiva da partilha de dados da pesquisa que está sendo realizada pelo Cendhec, e na certeza dos valiosos frutos dessa parceria para a garantia da educação e demais direitos para meninas”, pontua Katia Pintor, coordenadora adjunta e coordenadora do Programa Direitos da Criança e do Adolescente do centro.

Para Alcione Ferreira, coordenadora do Na Trilha, este foi um encontro para construção coletiva. “O projeto está vivendo um momento especial, que é efetivação da pesquisa, tanto a parte quantitativa quanto a parte qualitativa, através da realização dos grupos focais nos três municípios. Foi ótimo poder compartilhar com Manuela Donato essa experiência, para pensarmos uma forma ampliada de como poderemos visibilizar resultados”

Além de Katia e Alcione, Manuela também foi recebida por Ana Cláudia Bezerra, coordenadora administrativa; Rozeneide Ribeiro, coordenadora financeira; Lenne Ferreira, comunicadora; Cláudia Barros e Cláudia Carlos, mobilizadoras; e Paula Ferreira, pedagoga do Cendhec e ativista pela educação do Fundo Malala.

Share This