Nesta quinta, dia 30 de setembro, das 18h30 às 21h30, acontece a formação “Interseccionalidade e Educação Pública. Classe, raça e gênero por uma escola transformadora”. O evento é uma iniciativa do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social dentro das ações do projeto “Na Trilha da Educação. Gênero e Públicas para Meninas”, realizado pelo Cendhec com apoio do Fundo Malala. O objetivo é fortalecer a rede de educadoras/es, gestoras/es de escolas públicas assim como educadoras (es) sociais e estudantes no enfrentamento às desigualdades de gênero, raça e classe social na educação pública. As/os 50 participantes selecionadas/os receberão certificado até trinta dias após término do encontro.
A atividade será ministrada pela pedagoga Benilda Brito, uma das ativistas pela educação do Fundo Malala. A educadora tem como missão compartilhar iniciativas de enfrentamento ao racismo estrutural, por uma perspectiva negra e feminista. É mestra em Gestão Social pela UFBA, fundadora do Odara Instituto da Mulher Negra, atuando como gestora de programa em Direitos Humanos. Também integra a Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB). Sua trajetória é enraizada nas perspectivas anti discriminatórias em diferentes âmbitos da sociedade, atuando em órgãos de classe, instituições públicas e privadas, fomentando iniciativas de combate ao racismo e outras formas de opressão correlatas. “O movimento negro sempre teve como foco a educação como uma importante ferramenta de combate ao racismo – monitorando as taxas de evasão das meninas negras e propondo políticas públicas [para combatê-las].” Afirma a pedagoga.
Foram duas seleções: a primeira, com disponibilidade de 30 vagas, foi voltada para profissionais da rede pública de ensino de nove escolas parceiras do projeto “Na Trilha” nos municípios de Igarassu, Recife e Camaragibe entre os dias 16 e 23 de setembro. Foram preenchidas até essa data 20 inscrições. Após esse período o procedimento foi aberto à educadoras (es) sociais, estudantes e demais profissionais de ensino, disponibilizando 23 vagas. As matriculas foram encerradas na terça-feira, dia 28, às 23h59. Nos dois processos a triagem se deu por ordem de inscrição . Três vagas foram destinadas aos Conselhos Municipais de Educação das três cidades, duas ao Centro de Cultura Luiz Freire, CCLF, e duas para o Comitê Pernambuco da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, totalizando assim 50 participantes. A formação será feita pela plataforma on line Zoom meet do CCLF e transmitida simultaneamente pelo youtube do Cendhec.
Confira a lista completa da seleção de inscritas (os):
- André Soares Rodrigues
- Edna José dos Santos.
- Sandra Albuquerque
- Flávia Cristina Souza Vieira
- Eunice Bezerra de Souza Silva
- Adriana Maria da Silva
- Ana Maria Feitoza
- Antonio Carlos Carvalho Granjão
- Maria Cristina da Silva
- Roberto Carlos Novais de Carvalho
- Tania Maria da Silva
- Severino Costa da Silva Neto
- Wedja Maria Marques
- Teresa Cristina Patrício
- Silvânia Maria Macedo Guedes da Silva
- Maria Estela Epifanio dos Santos
- Eulália Maria da Silva
- Maria Cristiane Santos Cavalcanti
- Bruna Katiane dos Santos
- Maria Elizabete Gomes Ramos
- Inglaucia Maria Almeida Da Costa
- Ana Paula Ferreira ďe Souza
- Twylla Ferraz
- Marisa Nunes Miranda
- Joelma Machado do Nascimento
- Izabel Pereira Nogueira Feitosa
- Selma Lúcia Leite
- Maria Helena Rodrigues Mota da Silva
- Maria de Lourdes Paz dos Santos Soares
- Inaiara de Fátima Lopes Damasceno Verçoza
- Ednilza Maria Vital Constantino Torreão
- Isabel Cristina Souza De Farias
- Nely Fernanda Menezes Silva do Nascimento
- Claudiana Tavares Cordeiro
- Tatiana Rodrigues de Moura
- Lêda Carlos de Carvalho
- Claudoo Claudio Antonio da Silva
- Hiram Maciel Gomes
- Sandra Maria da Silva Santos
- Jilvan Batista Alves dos Santos
- Hyllka Gorett Borba de Paiva
- Maria da Conceição Corrêa dos Santos
- Ybisson Batista de Vasconcelos
- Janaina Lima
- Ana Cacilda
- Marcelo Augusto Dantas
- Cassia Jane de Souza
- Anna Paula da Silva
- Rogério Barata
- Liz Ramos