Nossa Voz

Afrontosas no Agosto Lilás

| 25 de agosto de 2021

Este mês de agosto demarcamos uma cor, o lilás, e uma luta: pelo fim da violência contra as mulheres. O surgimento da campanha Agosto Lilás tem a finalidade de fortalecer e divulgar o decreto federal n°11.340/06, conhecido como Lei Maria da Penha. Instituída em 2006, a norma é fruto de uma antiga luta protagonizada por grupos feministas que sempre denunciaram agressões praticadas contra a mulher através da cultura do machismo. Além disso, o Agosto lilás é um importante mês de conscientização para identificação dos tipos de violência assim como conhecer e utilizar os mecanismos de denúncia, a exemplo do ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher.

Através de ações educativas que esclarecem a população sobre os padrões de ameaças violentas praticados contra a mulher, tais como: violência doméstica, patrimonial, física, sexual e psicológica, o objetivo do Agosto lilás é que a sociedade possa identificar tais violências e denunciar para os órgãos competentes, num esforço coletivo para que tais violações de direitos sejam combatidos de forma efetiva e assim interromper com a escalada da brutalidade promovida pelo machismo, pelo sexismo e misoginia.

O site Afrontosas preparou uma série em formato podcast com três episódios sobre as ações educativas do Agosto Lilás desenvolvidas nos municípios de Igarassu, Recife e Camaragibe. No primeiro episódio a cidade de Igarassu traz duas representações: Pergentina Vilarim, da Casa Lilás e Edmário Jobat, do Projeto Mãos Promovendo a Paz.  A seguir, você confere o  episódio 1 completo:

Confira e baixe a ferramenta criada por Edmário Jobat para a campanha Agosto Lilás no Movimento Mãos Promovendo a Paz:

https://drive.google.com/file/d/1YJ75WlJUeU7DXcpxXT4kB1ELyJu3SEDk/view

SEGUNDO EPISÓDIO: Fundação Fé e Alegria

TERCEIRO EPISÓDIO: Creas Flor de Camará

Share This