Rolezinho


A senhora do Axé

| 24 de novembro de 2022

Fundamentada no Candomblé Nagô, em abril de 2004, Yá Maria Helena Sampaio, no chão do Ilê Obá Aganjú Okoloyá – Terreiro de Mãe Amara, fundava o Afoxé Oyá Alaxé no Bairro de Dois Unidos, Zona Norte do Recife. Ao longo de 18 anos de existência, o grupo vem realizando diversos projetos sociais com público de várias faixas etárias através de oficinas de percussão, de canto e dança, sempre se pautando numa perspectiva antirracista, valorizando a cultura negra e combatendo o racismo. 

O afoxé é conduzido pela voz da Yá Maria Helena, que também é mestra da cultura popular, fundadora, Yalorixá do Terreiro de Mãe Amara. Dentro do contexto político-cultural atua com crianças, jovens e adultos, e se articula com diversos grupos da cultura popular com intuito de aquilombamento e fortalecimento mútuo. O nome do grupo se refere a uma evocação à divindade Oyá (Yansã) que significa: Oyá a senhora do Axé, a possuidora do Axé.

O afoxé faz jus às suas raízes ancestrais e ao legado material e imaterial do povo Nagô, mantido vivo com muita resistência. Com intensa produção musical, o grupo possui  várias canções autorais que fizeram e ainda fazem sucesso em Pernambuco. Projetos como a Terça Negra, no Pátio de São Pedro, ajudaram a disseminar a produção artística do afoxé, que segue levando para as ruas da cidade toda sua beleza, encanto e musicalidade. 

Share This