Rolezinho

Por mais meninas e mulheres negras nas ciências

| 16 de fevereiro de 2024

Quantas meninas e mulheres negras cientistas você conhece e costuma acessar suas pesquisas nos campos das ciências exatas, humanas e biológicas? Aliás, você sabia que a equipe responsável por sequenciar o genoma do novo Coronavírus em 2020 em tempo recorde, apenas dois dias,  foi coordenada por uma biomédica negra e nordestina chamada Jaqueline Goes? Se já sabia, que bom, se não a gente entende o que pode causar esse desconhecimento: Entraves como o racismo, machismo e misoginia tem ao longo da história invisibilizado mulheres de mostrar seu desempenho nas descobertas científicas, sobretudo as negras. Foi justamente pensando nestas e outras tantas questões estruturantes que acabam por impedir que essa parcela da população acesse áreas científicas visando uma carreira profissional por acreditarem que não podem e não devem que dois projetos de extensão lançaram livros que jogam uma luz sobre a contribuição inegável de grandes cientistas negras brasileiras.

O livro de passatempos “Cientistas Negras Brasileiras” – Volumes 1 e 2 , além do livreto especial sobre mulheres cientistas e Coronavírus é uma iniciativa do Projeto de Extensão Universitária “Meninas e Mulheres nas Ciências” vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná. A iniciativa surge como uma forma de contribuir com o empoderamento das meninas e mulheres nas lutas antirracista e feminista, trazendo os perfis e as pesquisas desenvolvidas por mulheres brasileiras negras nos saberes ligados a áreas científicas nos campos da Biologia; Saúde; ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Exatas e da Terra; Engenharias e Multidisciplinar.

Nomes como Conceição Evaristo, Suely Carneiro, Enedina Alves, Simone Maia Evaristo, Grada Kilomba e Marielle Franco compõem as publicações, que foram lançadas entre os anos de 2020 e 2021, além do livreto específico sobre o Coronavírus, onde estão cientistas como Jaqueline Goes e Ester Sabino. A iniciativa está ligada a cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, os ODS 3,4,5, 10 e 16, são eles: Saúde e Bem estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Redução das Desigualdades e Paz, Justiça e Instituições Eficazes, respectivamente. Para a professora Camila Silveira, coordenadora do projeto é imprescindível demarcar que a iniciativa “É uma produção coletiva de mulheres cientistas sobre mulheres cientistas e isso tem grande valor para o cenário no qual atuamos profissionalmente”.

O material é acessível, dinâmico e diverso, podendo ser usado por crianças, adolescentes, adultos e idosos. Serve como recurso didático tanto para escolas como para centros culturais coletivos. O dowmload é gratuito e você pode baixar diretamente aqui abaixo ou através dos canais da UFPR . Para o volume 1 aqui e para o Volume 2 aqui. O livreto específico sobre as mulheres cientistas no estudo do Coronavírus você acessa gratuitamente aqui.

Share This